CECANE

     O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Sergipe (CECANE/UFS) é um órgão de referência e apoio técnico científico criado com o intuito de aprimoramento da gestão e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, conforme prioridades definidas pela comunidade escolar e diretrizes estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Seu objetivo é prestar assessoria científica, técnica e operacional aos estados e municípios, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Sua missão é constituir um espaço referencial de fomento, exigibilidade e realização do Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável no ambiente escolar.

     Possui uma equipe multidisciplinar composta pela coordenadora de gestão (Prof. Dra Renata Lopes de Siqueira), a subcoordenadora de gestão (Prof. Dra Silvia Maria Voci), dois docentes que atuam como Docente Suporte Técnico no desenvolvimento dos produtos CECANE/UFS. Ainda compõem a equipe três nutricionistas com experiência profissional no PNAE, duas mestrandas do PPPGNUT, uma mestranda do PRODEMA, três discentes do Programa Institucional de Iniciação Científica; e duas discentes do Programa Institucional de Extensão.

      Em 2022, o CECANE/UFS possui três produtos em desenvolvimento: 

  • Produto 1: Formação da cultura de direito e deveres e promoção da SAN no PNAE.

       Trata-se de um Curso EAD sobre formação da cultura de direito e deveres e promoção da SAN no PNAE, cujo objetivo é qualificar a comunidade escolar acerca do tema da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA).

  • Produto 2: Fomento a inserção da Agricultura Familiar, Empreendedor Familiar Rural e suas organizações no PNAE

      O objetivo do produto 2 é fomentar a participação das comunidades tradicionais quilombolas nas Chamadas Publicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar, visando a melhoria das condições de Segurança  Alimentar e Nutricional não somente dos escolares, mas de toda a comunidade quilombola.

  • Produto 3: Qualificação de nutricionistas e manipuladores de alimentos para o cumprimento dos parâmetros estabelecidos para os cardápios pela Resolução n° 06/2020/FNDE

      O Objetivo da ação é capacitar os nutricionistas e manipuladores para o planejamento e a execução dos cardápios da alimentação escolar em acordo com a Resolução n° 06/2020/FNDE.

 

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre a atuação do CECANE/UFS, basta acessar o site https://cecaneufs.org/.

A equipe também está disponível para atendimento por meio do e-mail cecaneufs@gmail.com ou por telefone (79) 3194-6574 e WhatsApp pelo número (79) 98171-6226 e disponibiliza atendimento presencial.

 

 

Notícias